sábado, 11 de setembro de 2010

5 X Favela-Agora por nós mesmos-11/09/2010


Em 1961, cinco jovens cineastas de classe média, oriundos do movimento estudantil universitário, realizavam o filme “ Cinco Vezes Favela”, produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).Agora em 2009 a Luz Mágica Produções, produtora de Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães, produziu o o longa-metragem “Cinco Vezes Favela, Agora por nós mesmos”, escrito, dirigido e realizado por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, treinados e capacitados a partir de oficinas profissionalizantes de audiovisual ministradas por grandes nomes do cinema brasileiro, como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Daniel Filho, Walter Salles, Fernando Meirelles, João Moreira Salles e muitos outros.
O filme é composto por 5 episódios: "Fonte de Renda" que mostra a luta de um jovem da comunidade em se formar na faculdade de direito; "Arroz com Feijão" que tem como tema um menino que quer presentear o pai pelo seu aniversário com uma refeição um pouco diferente do trivial; "Concertos para Violino" que pra mim destoa dos demais episódios já que é o único que mostra uma violência cruel e sanguinária aos moldes de Tropa de Elite, desnecessária no contexto ao meu ver; "Deixa Voar" que mostra uma histórias entre adolescentes e favelas rivais e "Acende a Luz" que foca uma situação inusitada vivida por um funcionário de uma companhia de iluminação.
Bom como já disse, tirando o episódio "Concertos para Violino", todos os demais mostram um lado diferente das comunidades e sempre trazem uma mensagem. Um filme que mostra rotinas e realidades que apesar de duras são também divertidas e emocionantes as vezes. Por ter sido realizado por jovens cineastas que retratam a propria realidade o longa tem seus méritos e vale a pena conferir. Só alerto para o tipo de filme que é composto por cinco historias, não vão esperando um longa tradicional. :)
CARTAZ

FONTE DE RENDA

CONCERTOS PARA VIOLINO

ARROZ COM FEIJÃO

DEIXA VOAR

ACENDE A LUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário