Pra minha surpresa hoje me deparei com um evento popular que não posso deixar de registrar em meu blog. Uma passeata, ou melhor, um desfile carnavalesco em defesa de nossas florestas brasileiras. O alvo do protesto foi um projeto de lei que está para ser votado no congresso que pretende enterrar 76 anos de proteção às florestas brasileiras. Escrita pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a proposta dos ruralistas quer derrubar o Código Florestal. E com ele, largas áreas de floresta. Um verdadeiro absurdo pois como já foi divulgado em vários meios de comunicação a ciência já avisou: a produção agrícola depende das florestas. Além disso, com o que existe de terra aberta no Brasil podemos continuar - e quase duplicar - nossa produção de alimentos sem desmatar mais nenhum hectare de floresta. Precisamos de políticas agrícolas modernas, não de mais desmatamento.Graças a nossas florestas e biodiversidade, o Brasil pode ser a primeira potência econômica e ambiental do planeta. Portanto um evento como esse merece ser destacado e apoiado. Com muita irreverência, bom humor e muita seriedade, o bloco arrastou dezenas de pessoas pela avenida Atlântica em Copacabana nesta manhã. O movimento arrecadou ainda assinaturas em defesa da proteção as florestas e contra esse projeto absurdo de lei. PARABÉNS AO GREENPEACE E AOS PARTIDOS QUE APOIARAM ESSE MOVIMENTO.
domingo, 19 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Os 39 Degraus - Teatro do Leblon - 03/06/11
O espetáculo de Patrick Barlow que fez uma adaptação do filme de Alfred Hitchcock e que tem a versão brasileira com a tradução e adaptação de Clara Carvalho e Alexandre Reinecke dirigida pelo Alexandre já é e será sem dúvida nenhuma um dos melhores espetáculos teatrais de 2011.A peça narra a história de Richard Hannay (Dan Stulbach), um homem sedutor que acaba sendo procurado pela polícia após um misterioso assassinato em seu apartamento. Mesclando comédia e suspense, a trama tem como pano de fundo o período Pré-Segunda Guerra Mundial. O elenco formado ainda por Danton Mello, Henrique Stroeter e Fabiana Gugli está afinadíssimo e muito bem ensaiado. Tirando o personagem de Dan Stulbach que se dá ao luxo de manter o mesmo figurino durante todo o espetáculo, todos os outros se transformam em cena em vários personagens, num total são mais de 30. Em uma das cenas, que dura cerca de dez minutos, Danton e Stroeter interpretam cinco personagens, trocando o tom de voz e de chapéu 50 vezes, para delírio da platéia. Uma grande comédia e uma aula da atuação teatral. Justifica e muito o teatro lotado em todas as seções. Toda a produção está de parabéns, um grande trabalho em equipe. Destaco também o trabalho essencial dos contra-regras. Aliás é a primeira vez que vejo os atores chamarem os mesmos para receberem os aplausos do público no final do espetáculo.
Um Violinista no Telhado - 27/05/11
A dupla Charles Möeller e Claudio Botelho está com mais um espetáculo musical em cartaz no Rio de Janeiro. A versão brasileira do espetáculo da Broadway baseado nos tradicionais contos judaicos de Sholom Aleichem, "Um Violinista no Telhado" conta de forma simples mas com uma produção espetacular, a história do Pai de cinco filhas, o rústico Tevye que é o leiteiro de um vilarejo judeu encravado na Rússia Czarista. Sempre em conflito para sobreviver e honrar as tradições religiosas, ele enfrenta problemas tanto dentro – as filhas se rebelam contra os casamentos arranjados – quanto fora de casa, em uma época que ataques russos (os chamados pogroms) expulsariam milhões de judeus da região.Um homem que tenta dar conta dos conflitos familiares e também enfrenta a hostilidade de grupos russos orientados pelas diretrizes anti-semitas do Czar. O espetáculo está muito bem produzido e o elenco também foi muito bem selecionado. O diretor soube tirar do nosso protagonista o melhor que ele tem no canto, onde com sua voz suave não deixa nada a desejar, muito pelo contrário. O espetáculo é divido em dois atos e tem a duração de 3 horas, que passam sem serem percebidas. Destaco lógico além da atuação do José Mayer a belíssima atuação de sua parceira de cena Soraya Ravente. Um espetáculo lindo, bem feito, agradável e como já disse muito bem produzido. Parabéns aos produtores (Aventura e Conteúdo Teatral) e aos diretores é lógico. Imperdível.
Assinar:
Postagens (Atom)